segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Comunicadores empresariais "Hands on".



Uma das premissas de um comunicador empresarial é saber unir habilidades e conhecimentos adquiridos e aplicar cada um deles no momento certo. As empresas não precisam exatamente de um jornalista ou de um publicitário, um RP ou um radialista ou apenas um produtor de eventos como as faculdades de comunicação social ainda costumam formar entre seus estudantes. Cada disciplina é fragmentada em relação ao todo do universo da comunicação e isso nunca me pareceu o melhor para a empregabilidade dos alunos. Quando um bom aluno de jornalismo, por exemplo, chega numa organização, ele traz, na maioria das vezes, técnicas e percepções de um jornalismo tradicional. O mesmo acontece com um publicitário. Mas a empresa tem outra lógica, outra pegada. 

Toda empresa é uma empresa de comunicação (apesar de nem todos os gestores perceberem essa característica) e o fato é que elas não precisam de uma ou outra disciplina de comunicação mas um conjunto miscigenado delas para dar conta dos desafios organizacionais, da gestão e também culturais de cada uma delas, em seus setores de atuação. Assim uma mineradora precisa ter na sua comunicação, profissionais de características diferentes de uma empresa de varejo, ok? mas entendedores de uma visão sistêmica, maior do que as competências e conhecimentos trabalhados na universidade. O mais importante é ser não apenas um estrategista, um planejador de veículos, mas também um profissional "Hands on". Na hora que precisar, vai lá e faz, garantindo a entrega sem deixar a bola quicando no salão. Aliás, quando se trata de eventos em grandes empresas, bola quicando é...da comunicação! Pode apostar.

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