segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Dicas para melhorar a sua comunicação face a face.

A comunicação face a face foi sempre uma dimensão organizacional bastante complexa. Frente a frente, todos nós lidamos com emoções e as empresas não sabem lidar muito bem com o emocional humano. Mesmo porque nós mesmos muitas vezes acreditamos que no trabalho basta sermos racionais para resolver as coisas. Ledo engano. Muito diferente de enviar um e-mail, mandar um WhatsApp ou elaborar uma planilha de cálculos, na conversa olho no olho existem barreiras que muitos sequer imaginam possuir. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para uma comunicação face a face mais eficiente:
  • Ser sincero e ter respeito: mantenha o foco no trabalho, critique os fatos, não critique as pessoas. Tenha respeito pela opinião dos outros pois os pontos de vista são múltiplos, por isso alinhe sempre as expectativas;
  • Alinhar as expectativas: cada novo projeto tem desafios diferentes e é importante alinhar expectativas entre o time de trabalho esclarecendo o papel e a responsabilidade de cada um no processo. Alguns momentos serão tensos, o que é natural, por isso é preciso esclarecer o que se espera de cada profissional;
  • Abrir os ouvidos, estar presente na conversa: muitas vezes uma pessoa está falando conosco e nossa mente vai longe nos pensamentos. Já reparou nisso? Então, siga essa dica. Esteja presente, por inteiro, na conversa e escute o outro de fato; 
  • Perguntar facilita: boas perguntas nos ajudam a pensar e a esclarecer as coisas, compreender as diferentes percepções sobre um mesmo problema e sobre o trabalho. A regra é ganhar com perguntas melhores, respostas mais claras e assim alcançar uma melhor performance de todo o grupo;
  • Elogiar faz bem: será que estamos elogiando os acertos ou somente reclamando dos erros? Pense nisso!

Nenhum comentário: