sábado, 14 de setembro de 2013

Sustentabilidade: tema transversal.

A sustentabilidade deve ser um tema transversal, capaz de permear toda a organziação. Nesse sentido, a comunicação interna, não só nos seus ferramentais, mas nos seus processos de diálogo e estímulo à construção de vínculos e da integração entre os diferentes departamentos da empresa cumpre um papel relevante.

Sua meta tem que ser a de educar o tempo todo. A pergunta: " Por que estamos fazendo isso? " deve ser feita e discutida sempre. Não há como fazer uma ação tática pontual em separado de um processo estratégico que costura uma linha maior, dentro de uma visão sistêmica. Nesse sentido, qualquer ato deve ser aproveitado para explicar e conectar missão, visão, valores e atributos desejados da marca através de exemplos práticos.

A Estácio fez exatamente isso. Ao longo dos anos sempre homenageava o Dia Mundial do Meio Ambiente como uma data isolada. Em 2013, realizou a sua primeira Semana da Sustentabilidade ampliando a visão da sustentabilidade para além do tema ambiental. Agora, a empresa trabalha em cinco pilares: econômico, ambiental, social, governança corporativa e educação. Faz sentido, pois é uma empresacom capital aberto  na Bolsa e tem como razão de existir a transformação da sociedade através da educação.

Ao longo da semana foram trabalhados temas ligados à mobilidade urbana (um tema material, com certeza), desperdício, respeito à diversidade, economia, segurança e atendimento aos alunos. A ação teve participação de áreas ligadas à diretoria de RH, de Marketing, Operações, Ensino e da Diretoria Institucional que cuida, neste momento, do estímulo e do incentivo à sustentabilidade dentro da organização.


Nenhum comentário: