domingo, 8 de fevereiro de 2009

Diálogo construtivo.

Quando duas pessoas se encontram para fazer negócios, elas utilizam antes de qualquer insumo, documento escrito ou mercadoria de uma dimensão exclusivamente humana: a articulação de palavras. E é a através desta articulação que começam a interagir, a se conhecerem melhor, a se entenderem e a encontrarem um objetivo comum entre as duas.

Assim, da palavra articulada, surge o primeiro ato de um encontro em busca da ação comum (comunicação) para atingir soluções, objetivos e metas compartilhadas. E é esta mesma lógica que deve imperar em qualquer organização, como registram de maneira exemplar Larry Bossidy e Ram Charan:

"Um diálogo consistente torna uma organização eficaz na tarefa de coletar informações, entende-las e transforma-las para produzir decisões. Ele incentiva a criatividade – a maioria das inovações e invenções está latente em um diálogo consistente. No final, ele cria vantagem competitiva e valor para o acionista." (Larry Bossidy, Ram Charam, 2005).

Em qualquer empresa, pública ou privada, portanto, sem a comunicação não há negócio, uma vez que não há relacionamento possível. Só para registrar mais uma vez o óbvio.

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