sábado, 10 de janeiro de 2009

"Turismo industrial"


Quando alguém vai até a sua casa é porque foi convidada e realmente deseja ir até lá, não é mesmo? Não conheço ninguém "obrigado" a visitar a casa dos outros. Uma visita é sempre assim: quem escolhe ir é porque tem alguma afinidade ou quer ampliar seu relacionamento.

É a mesma coisa quando escolhemos um restaurante para jantar e chegamos por lá lemos uma placa com os dizeres: "Visite nossa cozinha" - já viu uma dessas? Ou quando escolhemos um roteiro turístico:queremos conhecer melhor lugares do nosso interesse. Lugares que nas nossas cabeças (e nossos corações) podem ser fascinantes, podem ter histórias para nos contar, podem ter descobertas e serem feitas. Enfim. Um visitante é uma pessoa que tem toda atenção do mundo voltada, naquele momento especial da visita, para o lugar de destino.

Olha que beleza de oportunidade para empresas fazerem seus relacionamentos mais próximos com públicos de interesse específicos. Para que as empresas se aproximem de estudantes, líderes comunitários, governo, clientes, fornecedores...uau! Chamo isso de "Turismo industrial" e considero um programa institucional de visitas uma ação estratégica das mais valiosas.

Algumas empresas já se deram conta de que o turismo industrial é uma opção de comunicação, relacionamento e construção de imagem corporativa, com investimentos razoavelmente reduzidos quando comparados a outras ações de relacionamento ou mesmo de marketing. Uma ferramenta valiosa. A fábrica de O Boticário por exemplo, lá em São José dos Pinhais (Paraná) é um desses exemplos - seu programa de turismo industrial é uma experiência inesquecível na "fábrica de magia e sonhos".

A Vale também possui um programa assim: bem elaborado, com requintes de detalhes como o conhecimento das datas de aniversário dos visitantes para que, se um visitante estiver numa das unidades ele receber os cumprimentos da equipe (com direito ao tradicional "Parabéns pra você"). Empresas assim sabem que cada detalhe é importante e não custa muito: uma pessoa simpática e preparada na recepção e um guia igualmente amistoso, um vídeo de apresentação geral com dicas de segurança, uma mostra geral do processo industrial e o contar das histórias que fazem a "marca" ser admirada. E pronto. Uma lembrança ou um brinde para encerrar, então, e o visitante está cativado. Afinal, quem tratar mal um visitante em sua prórpia casa é um péssimo relações públicas não é?

Na foto acima, minha visita à mina da VM, em Vazante, MG, com meu devido EPI - equipamento de proteção individual, item de segurança obrigatório.

Um comentário:

Bernardo Moura disse...

Com certeza. Nunca mes esqueço que quando criança, estava no primário e tive a oportunidade de visitar a fábrica do Bob´s (produtos alimentícios). Nossa, foi mágico: ver os hamburgueres, salsichas sendo feitas, catchups e coisa e tal. Me aproximou bastante da marca. Por isso, nunca deixei de apreciar meu Ovomaltine médio, porque vi o empenho que era feito. Muito Legal. Parabéns pelo blog. Primeira vez aqui...abços