NR-1. A Liderança como "EPI"?
O ano de 2026 fez surgir uma enxurada de informações e postagens sobre a nova NR-1, uma exigência legal que pretende garantir a saúde mental nas organizações.
A nova NR-1 coloca o que sempre defendi em minhas consultorias, aulas de comunicação interna e formação de líderes: o comportamento, a atitude e a palavra do líder são fatores determinantes para a segurança psicológica dos times de trabalho e por tabela, para a saúde mental. A liderança mantém o foco sobre metas e resultados mas vai passar a ser também um apoio para a segurança psicológica.
Os líderes serão como EPIs ou "Equipamentos de Proteção Individual" para as pessoas sob sua gestão direta e como bons cuidadores, como exemplos para todos na empresa. Mas desta vez com o peso do regulador que vai fiscalizar as aplicações e melhorias.
Então, é hora de preparar-se para a pior parte da NR-1: a fiscalização.O líder do futuro é aquele que compreende que o cuidado com as emoções e a mente do colaborador é a melhor estratégia de sustentabilidade operacional, além de melhoria no ambiente de trabalho: clima, relações, conversas e confiança.
Que ajuda? Podemos construir juntos essa nova realidade e esse ambiente de segurança psicológica nas organizações?

Nenhum comentário:
Postar um comentário