domingo, 7 de setembro de 2008

O que é o conversar?

Acredito que uma organização é feita pelas pessoas - óbvio, mas como isso é feito, senão através de conversas produtivas entre as equipes de trabalho, os terceiros e entre diferentes visões de diferentes profissionais?

Empresas abertas à conversas inovadoras, livres e, por que não, mais afetuosas, podem dar saltos de produtividade e inovação quando alinham lógica e emoção permitindo espaços mais amplos para o jeito de conversar. Humberto Maturana, professor do Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Chile defende a Biologia do Amar e do Conhecer para a formação humana. Sustenta que a linguagem se fundamenta nas emoções e é a base para a convivência humana. Suas propostas não podem ser adaptadas para as organizações empresarias? Para pensarmos...

"O conversar é um fluir na convivência, no entrelaçamento do linguagear e do emocionar. Ou seja, viver na convivência em coordenações de coordenações de fazeres e de emoções. Por isso é que digo que tudo o que é humano se constitui pela conversa, o fluxo de coordenações de coordenações de fazeres e emoções. Quando alguém, por exemplo, aprende uma profissão, aprende em uma rede de conversações." (Humberto Maturana )

Nenhum comentário: