domingo, 20 de janeiro de 2008

Neste mundo da comunicação todo dia tem aula nova.

Quando comecei a viajar para Volta Redonda (RJ) e a mergulhar no mundo da siderurgia, para atender a CSN - Cia. Siderúrgica Nacional, eu não podia imaginar que um novo universo iria se abrir na minha cabeça. E no meu coração.

Naquela época eu tinha muito o que aprender. E confesso: neste mundo da comunicação todo dia tem uma aula nova. Continuo descobrindo coisas novas a cada contato com uma nova empresa. Novos desafios aparecem e oscomunicadores empresariais são convocados a pensar e a agir cada vez mais estrategicamente.

Mas, voltando aos "tempos siderúrgicos". Deixar o escritório da Z+G Grey, agência de publicidade que ficava em Ipanema, zona nobre do Rio de Janeiro, para viajar, quase que todo dia, e ficar mergulhado na atmosfera industrial da Usina Presidente Vargas foi uma mudança bastante grande. E muito rica.

Descobri que na maioria das vezes os clientes não precisam de propaganda ou publicidade para resolver seus problemas de comunicação. Publicidade e propaganda eram uma das possibilidades. E como redator de publicidade não seria fácil admitir isso. Daí, a beleza da história. Descobri que uma grande empresa, precisa, antes de mais nada, saber se comunicar com seus empregados.
E que comunicação interna ainda é uma questão complexa nas maioria das empresas.

Não adianta um filme fantástico veiculado em horário nobre na televisão se dentro da fábrica as promessas não estão sendo cumpridas. Parece embalagem bonita, sem conteúdo. Discurso vazio. E pode comprometer o engajamento dos profissionais - principalmente quando ninguém os avisa que o tal filme irá para o horário nobre...

Bom, o importante é o que quero compartilhar com vocês leitores (as). Este blog vai publicar alguns capítulos do livro "Rádio Corredor, Rádio Peão e outros Bichos da Comunicação.
A comunicação Interna nas Organizações". Alguns capítulos porque iniciei a revisão do livro com o intuito de lançar sua segunda edição e, por isso, não conseguirei inserir todo o material por aqui.

Espero que este trabalho seja útil. Afinal, o que eu aprendi não tem valor se só ficar comigo, na minha lembrança. Nosso aprendizado está apenas começando! Sejam bem-vindos (as).

Nenhum comentário: